Nome
Luis Humberto
Sobre

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1934, e reside em Brasília desde 1962, tendo integrado o grupo de professores fundadores da Universidade de Brasília (UnB), primeiro como professor de arquitetura e urbanismo, e posteriormente de fotografia, uma disciplina na qual foi o primeiro professor titular numa universidade brasileira, em 1992.

Formado em arquitetura, em 1959, pela Faculdade Nacional da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), Luis Humberto trocou a arquitetura pela fotografia em 1966, destacando-se sobretudo nas revistas Veja (1968/1978) e Isto É (1978/1982); assim como diretor de arte e editor de fotografia do Jornal de Brasília (1973); tendo colaborado igualmente com outras publicações da Editora Abril, entre as quais as revistas Quatro Rodas, Cláudia e Realidade. Durante os anos de 1985 e 1986, foi diretor-executivo da Fundação Cultural do Distrito Federal, assumindo em seguida a direção da Divisão de Foto-Imagem da Fundação das Pioneiras Sociais, passando a se dedicar integralmente ao ensino a partir da década de 1990. 

Luis Humberto desenvolveu também intensa atividade como fotógrafo de expressão pessoal, dividindo-se entre a documentação da paisagem urbana de Brasília e os sensíveis ensaios intimistas de caráter autobiográfico. A síntese desta linha de trabalho foi a exposição, que virou livro em 2010: Do Lado de Fora da Minha Janela, do Lado de Dentro da Minha Porta. Publicou dois livros de ensaios, o primeiro dos quais, Fotografia: Universos & Arrabaldes, que inaugurou a Coleção Luz & Reflexão da Funarte, em 1983. Inaugurou também a Coleção Senac de Fotografia; e publicou ainda Brasília, Sonho do Império, Capital da República (1980). Muito respeitado por seus colegas, foi o grande homenageado do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, em 2009. – Pedro Vasquez

(FONTE: portal Brasil Memória das Artes)

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores