II Mostra de Fotojornalismo de Brasília
realização União dos Fotógrafos de Brasília
Quando os repórteres-fotográficos credenciados no Palácio do Planalto colocaram as suas câmeras no chão diante do presidente Figueiredo, na rampa do palácio, protestando pacificamente contra a proibição de fotografar dentro do gabinete presidencial, tinham eles a intenção de enfatizar o quanto é importante a fotografia no jornalismo do dia-a-dia como instrumento de registro de nossa história.
O fotojornalismo não deve ser o reflexo do poder e do que está a sua volta, mas sim o seu crítico permanente mostrando a imagem real através da ótica de cada repórter-fotográfico.
Esta exposição coletiva tem o objetivo de mostrar a produção do fotojornalismo de Brasília. Os fotógrafos participantes trabalham em jornais locais, sucursais, revistas, agencias ou como free-lancers. Reunimos não só trabalhos já publicados, mas sobretudo aquelas fotos que, por falta de espaço ou mesmo por censura, não foram aproveitadas mas pela qualidade transcederam ao tempo e agora têm a oportunidade de serem mostradas. – ANDRÉ DUSEK, presidente da União dos Fotógrafos de Brasília
(FONTE: a publicação)
Catálogo da II Mostra de Fotojornalismo de Brasília, promovida pela União dos Fotógrafos de Brasília, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Comissão do Repórter-fotográfico.