SOBRE
A BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) é uma plataforma digital de referências bibliográficas que atua em três eixos integrados: enquanto base de dados referencial, biblioteca virtual e espaço de reflexão crítica. Trata-se de um site de divulgação cultural e de natureza informativa, sem finalidade econômica e de acesso livre.
OBJETIVOS
A meta inicial é inventariar toda a produção editorial da fotografia brasileira publicada desde o século XIX até os dias de hoje. Paralela e progressivamente, expandiremos a abrangência da nossa pesquisa para outros países latino-americanos e lusófonos.
MISSÃO
A missão da BDLF é documentar, proteger, pesquisar, impulsionar e difundir a produção editorial da fotografia, aqui entendida como uma intersecção entre segmentos dos patrimônios bibliográfico e fotográfico. Por meio desta enciclopédia, buscamos contribuir para a democratização da cultura visual e da fotografia em particular.
MÉTODO
Documentamos tanto os livros fotográficos propriamente ditos, como todos os outros tipos de publicações fotográficas – catálogos de exposição; coletâneas; periódicos especializados; livros de história, teoria e crítica da fotografia; zines; etc. Pesquisamos os lançamentos das editoras mais conhecidas, e também damos uma especial atenção à produção independente, composta pelas obras autopublicadas ou lançadas pelas editoras de pequeno porte.
ETAPAS
· 1ª ETAPA (2018-2020): financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, essa fase contemplou o desenvolvimento da versão piloto do site e a pesquisa de publicações relacionadas à cidade de Brasília, culminando na inauguração da BDLF em abril de 2020;
· 2ª ETAPA (2020-2021): realizamos uma ampla pesquisa focada em dois segmentos principais: Publicações Fotográficas Contemporâneas (títulos lançados entre os anos de 2010 e 2021 em todo o território nacional) e História, Teoria e Crítica da Fotografia no Brasil (estudos feitos por pesquisadores/as brasileiros/as, dos anos 1940 a 2021);
· 3ª ETAPA (2021-2022): com o apoio do edital Rumos Itaú Cultural, expandimos a abrangência para os séculos XX e XXI. Nessa fase, criamos novas Coleções temáticas e impulsionamos a página de Artigos;
· 4ª ETAPA (2023): através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, visitamos os acervos de todas as instituições de referência para a fotografia sediadas na cidade de São Paulo – como o Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade, Museu Lasar Segall, MIS-SP, etc. –, abrangendo também o século XIX.
Novas etapas de pesquisa serão definidas em breve.
_______________________________
* Texto originalmente publicado em 26 de abril de 2020.
* Atualizado em 02 de outubro de 2023.