SOBRE


A BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) é um site de referências bibliográficas de acesso livre. Seu funcionamento está estruturado sobre três eixos: base de dados referencial, biblioteca digital e espaço de reflexão crítica. Trata-se de um projeto de divulgação cultural e de natureza informativa, não podendo ser caracterizada qualquer finalidade econômica.


OBJETIVOS

Nossa missão inicial é inventariar a produção editorial nacional de publicações fotográficas, contribuindo assim para a documentação e proteção deste segmento do nosso patrimônio fotográfico e bibliográfico.

A meta, entretanto, é expandir progressivamente o alcance desta pesquisa para outros países latino-americanos e ibéricos.

Esforçamo-nos em documentar tanto os catálogos das grandes editoras como a produção editorial independente, composta pelas obras autopublicadas e pelas editoras de pequeno porte.


ETAPAS

O desenvolvimento da BDLF está estruturado em distintas fases, que correspondem a recortes temáticos, geográficos ou temporais específicos:

– 1ª ETAPA: financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, incluímos nesta fase inicial apenas publicações fotográficas relacionadas à cidade de BRASÍLIA, lançadas desde a época de sua construção (década de 1950) até os dias de hoje. Conta com aproximadamente 300 publicações já catalogadas e disponíveis para consulta. Esta etapa iniciou-se em 2018 e culminou na inauguração desta plataforma em abril de 2020.

– 2ª ETAPA: financiada pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo, esta fase abarca dois segmentos:

LIVROS DE FOTOGRAFIA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS: refere-se às publicações lançadas entre os anos de 2010 e 2020 em nível nacional, com foco nas editoras de pequeno e médio porte e nas obras auto-publicadas. A partir de outubro de 2020, publicaremos periodicamente os catálogos das editoras selecionadas. Estimamos a inclusão de 1.200–1.400 obras nesta fase.

HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL: abrange os títulos publicados por pesquisadores(as) brasileiros(as) desde os anos 1960 até os dias de hoje. Estimamos a catalogação de 300–400 obras no total.

As etapas seguintes serão definidas em breve.


COLABORAÇÕES

Em breve disponibilizaremos uma ferramenta colaborativa, através da qual os(as) autores(as) e editoras poderão nos enviar informações e imagens referentes às suas próprias publicações.


_________________________________

* Última atualização: 05 de outubro de 2020.




A+
A-