SOBRE


BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) é um site de referências bibliográficas de acesso livre, atuando como base de dados referencialbiblioteca digital e espaço de reflexão crítica. Trata-se de um projeto de divulgação cultural e de natureza informativa, sem qualquer finalidade econômica.


OBJETIVOS

Nossa meta inicial é inventariar a produção editorial brasileira relacionada à fotografia, expandindo progressivamente o alcance desta pesquisa para outros países latino-americanos e ibéricos. 

Consideramos, aqui, não apenas os livros fotográficos propriamente ditos, mas também os livros de história, teoria e crítica da fotografia, além de zines, livros de artista, revistas e jornais especializados, entre outros. Focamos nossa pesquisa não apenas nos catálogos das grandes editoras, mas nos esforçamos também em incluir neste inventário a produção editorial independente, dando especial atenção às editoras de pequeno porte e às obras autopublicadas.

A missão da BDLF é documentar, divulgar, proteger e pesquisar esse segmento do nosso patrimônio bibliográfico e fotográfico, contribuindo assim para a democratização da cultura visual.


ETAPAS

– 1ª ETAPA (2018-2020): financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, esta fase inicial compreendeu a construção da plataforma e a pesquisa de publicações relacionadas à cidade de Brasília, culminando com a inauguração deste site em abril de 2020;

– 2ª ETAPA (2020-2021): através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, focamos nossa pesquisa em dois segmentos principais: PUBLICAÇÕES FOTOGRÁFICAS CONTEMPORÂNEAS (composta por títulos lançados entre os anos de 2010 e 2021 em todo o território nacional) e HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL (abarcando os estudos publicados por pesquisadores/as brasileiros/as dos anos 1940 aos dias de hoje);

– 3ª ETAPA (2021-2022): com o apoio do edital Rumos Itaú Cultural, expandiremos a nossa pesquisa para a produção editorial do século XX e do começo do século XXI. Nesta fase, criaremos periodicamente novas COLEÇÕES temáticas e impulsionaremos a página de ARTIGOS.

Novas etapas de pesquisa serão definidas em breve.


_____________________________
* Última atualização: 16 jul. 2021



A+
A-