SOBRE


BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) é um site de referências bibliográficas de acesso livre, atuando como base de dados referencialbiblioteca digital e espaço de reflexão crítica. Trata-se de um projeto de divulgação cultural e de natureza informativa, sem qualquer finalidade econômica.


OBJETIVOS

Nossa meta é inventariar a produção editorial brasileira relacionada à fotografia, expandindo progressivamente o alcance desta pesquisa para outros países latino-americanos e ibéricos. 

Consideramos, aqui, não apenas os livros fotográficos propriamente ditos, mas também os livros de história, teoria e crítica da fotografia, catálogos de exposição, fotozines, livros de artista, revistas e jornais especializados, entre outros tipos de publicações. Focamos nossa pesquisa não apenas nos catálogos das grandes editoras, mas nos esforçamos também em incluir neste inventário a produção editorial independente, dando especial atenção às editoras de pequeno porte e às obras autopublicadas.

A missão da BDLF é documentar, divulgar, proteger e pesquisar este segmento do nosso patrimônio bibliográfico e fotográfico, contribuindo assim para a democratização da cultura visual.


ETAPAS

– 1ª ETAPA (2018-2020): financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, esta fase inicial compreendeu a construção da plataforma e a pesquisa de publicações relacionadas à cidade de Brasília, culminando com a inauguração deste site em abril de 2020;

– 2ª ETAPA (2020-2021): através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, neste período focamos nossa pesquisa nas Publicações Fotográficas Contemporâneas (composta por títulos lançados entre os anos de 2010 e 2021 em todo o território nacional) e nos livros de História, Teoria e Crítica da Fotografia no Brasil (abarcando os estudos publicados por pesquisadores/as brasileiros/as desde os anos 1940 até os dias de hoje);

– 3ª ETAPA (2021-2022): com o apoio do edital Rumos Itaú Cultural, expandimos nossa pesquisa para a produção editorial dos século XX e XXI. Nesta fase, agrupamos publicações em diversas Coleções temáticas, e impulsionamos a nossa página de Artigos;

– 4ª ETAPA (2023): contando novamente com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, nesta fase pretendemos finalizar a catalogação da produção editorial dos séculos XIX, XX e XXI, através de uma nova frente de pesquisa a ser realizada em bibliotecas e editoras. Dessa forma, expandiremos a abrangência da nossa base de dados e o ampliaremos o volume de títulos em nossa biblioteca digital, culminando na completa consolidação deste portal nos campos da fotografia, das artes visuais e das artes gráficas brasileiras.

Novas etapas de pesquisa serão definidas em breve.


_______________________________
* Texto originalmente publicado em 26 de abril de 2020 e atualizado em 11 de novembro de 2022.


A+
A-