Luis Humberto : a luz e a fúria
fotografias Luis Humberto ; organização Nahima Maciel
Escrito pela jornalista Nahima Maciel, Luis Humberto - A luz e a fúria traça o perfil do fotógrafo e arquiteto carioca que reside em Brasília desde os primeiros anos da cidade. Luis Humberto tornou-se um dos mais respeitados profissionais da fotografia brasileira. Ele fez de Brasília tema e cenário para suas imagens, revelando muitas faces da identidade cultural da capital.
Além do perfil e de uma entrevista detalhada, assinada por Nahima Maciel e Carlos Marcelo, o livro apresenta ensaio fotográfico em preto e branco de autoria de Anderson Schneider, realizado na Universidade de Brasília. Traz ainda textos exclusivos produzidos por profissionais ligados às artes visuais brasileiras. A crítica de fotografia Simonetta Persichetti e o fotógrafo e professor da UnB Marcelo Feijó assinam ensaios teóricos sobre a produção fotográfica de Luis Humberto. Na orelha do volume, o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema, uma transa amazônica), ex-aluno da UnB, fala com lucidez e carinho sobre o professor que se tornou referência na defesa da utopia original brasiliense. O arquiteto José Carlos Coutinho assina a apresentação do livro.
A edição contempla o leitor com 30 fotos inéditas de Luis Humberto. Realizadas entre 1970 e 1975, as fotografias mostram uma visão singular e poética das quatro escalas previstas por Lucio Costa para a capital: monumental, gregária, bucólica e residencial. O livro também apresenta uma antologia das imagens mais representativas dos tempos de cobertura política nos anos 1970, quando Luis Humberto fez história no fotojornalismo brasileiro ao expor o lado patético da liturgia do poder. O livro revela ainda a faceta de poeta - desconhecida pelo público - do fotógrafo, com a publicação de poemas inéditos.
(FONTE: jornal Olho de Águia)
3º volume da Coleção Brasilienses.