Thyago Nogueira é curador e editor. Dirige o departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e é editor-chefe da revista ZUM.
Fez a curadoria das exposições de Claudia Andujar (No lugar do outro, 2015), William Eggleston (A cor americana, 2015), Mauro Restiffe (São Paulo Fora de Alcance, 2014), Jorge Bodanzky (Brasília, em 2013, e No meio do Rio, entre as árvores, em 2016). Foi editor-convidado da revista Aperture (2014) para a edição dedicada à fotografia de São Paulo. Fez a curadoria do projeto Água escondida, de Caio Reisewitz (ArqFuturo, 2014), Offside Brazil (2014), em parceria com a agência Magnum, e Câmera Aberta, de Michael Wesely. Em 2011, organizou o livro Por trás daquela foto, em parceria com Lilia Mortiz Schwarcz.
Trabalhou como editor de literatura na Companhia das Letras de 2001 a 2011. É membro do conselho do PhotoBookMuseum (Colônia) e da Errata Editions (Nova York). Fez parte do júri/nomeadores dos prêmios Paul Huf (Foam), Hasselblad, Deustche Börse, MACK, Prix Pictet, Gardner Fellowship (Harvard), Fondazione Fotografia Modena, Tim Hetherington Trust e Nikon International Photography Prize, entre outros.