Claudia Andujar : a luta Yanomami

O catálogo da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami reúne imagens do trabalho da fotógrafa dedicado aos Yanomami, retomando aspectos pouco conhecidos de sua trajetória e da sua luta pela demarcação da terra indígena.

Claudia Andujar registrou os Yanomami pela primeira vez em 1971, para uma matéria da revista Realidade. O encontro mudou a vida da fotógrafa, que voltou inúmeras vezes ao território para documentar aquela cultura ainda relativamente isolada. A publicação apresenta os primeiros anos do contato, quando Andujar acompanha as atividades diárias na floresta e na maloca, participa dos rituais xamânicos e faz um projeto de desenho em que os convida a representar sua própria cultura.

A segunda parte apresenta o contato dos Yanomami com os brancos e suas consequências. São fotografias da construção da rodovia Perimetral Norte, dos conflitos com os garimpeiros, das missões religiosas, das epidemias, do projeto de saúde organizado por Andujar nos anos 1980, quando ela mobiliza órgãos internacionais para uma grande campanha de vacinação por todo o território. (...)

(FONTE: a editora)

Identificação
Título
Claudia Andujar
Subtítulo
a luta Yanomami
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2018
Número de Páginas
336 p.
ISBN / ISSN
9788583460503
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Organização
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
23,5
Altura (cm)
31
Tiragem
2.000
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Munken Lynx Rough 120g/m2 Pólen Soft 70g/m2 Eurobulk 135g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo da exposição realizada no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, entre 15 de dezembro de 2018 e 7 de abril de 2019, e no Rio de Janeiro, no 2º semestre de 2019.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-