Claudia Andujar : no lugar do outro

O catálogo é fruto de dois anos de pesquisa no arquivo da fotógrafa Claudia Andujar, dedicado ao período que se estende da chegada da fotógrafa em São Paulo, em 1955, até as primeiras viagens para a Amazônia, no começo dos anos 1970.

Dividido em quatro núcleos, este livro reúne as diferentes perspectivas a partir das quais a artista explorou a fotografia e o país durante os anos 1960 e 1970 (anterior ao envolvimento da fotógrafa com os índios Yanomami): a imersão antropológica, o fotojornalismo, as experimentações urbanas e o interesse pela natureza. Guiada por uma visão humanista, a fotógrafa aventurou-se em realidades que desconhecia e aproximou-se de grupos fechados e marginalizados, usando sua câmera para entender o outro e conhecer a si própria. Um deslocamento que também ocorreu no âmbito geográfico, quando foi obrigada a reconstruir a vida em um novo país.

Nesse período, Andujar desenvolveu em seu trabalho a combinação de mergulho antropológico, experimentação visual e engajamento político, que mais tarde sintetizou de forma brilhante entre os índios Yanomami, transformando a documentação e a proteção desse povo em missão de vida. Com o tempo, a produção ligada aos índios se sobrepôs ao extenso trabalho dos anos anteriores. Ao resgatar a primeira parte de sua carreira, o livro ajuda a entender a amplitude e a complexidade da produção de uma das mais importantes fotógrafas brasileiras.

(FONTE: site da Biblioteca do IMS)

Identificação
Título
Claudia Andujar
Subtítulo
no lugar do outro
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2015
Número de Páginas
268 p.
ISBN / ISSN
9788583460251
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Organização
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
21
Altura (cm)
26
Tiragem
2.000
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Garda Pat Klassica 115 g/m2 Superbond 75g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo da exposição realizada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, entre 25 de julho e 15 de novembro de 2015.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-