#RioUtópico [em construção]

concepção Rosângela Rennó ; curadoria e organização Thyago Nogueira

Em constante transformação, a mostra #RioUtópico, em cartaz no IMS Rio, é um projeto colaborativo da fotógrafa Rosângela Rennó. Inicialmente com cerca de 250 fotos de 50 localidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem algum tipo de utopia, a exposição chega ao fim com quase 1000 imagens. Durante o período expositivo, moradores das localidades selecionadas e o público geral foram convidados a enviar imagens dessas regiões e de outras com nomes utópicos, que foram incluídas nas paredes. (...)

O catálogo é um livro-guia que reúne fotografias, mapas e informações de todas as localidades escolhidas pela artista, além dos lugares que chegaram pela contribuição espontânea de pessoas que enviaram fotos para o projeto. Com 480 páginas, a publicação também conta com texto de Thyago Nogueira, curador da exposição, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da ZUM, e de Robert Moses Pechman, historiador, professor e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

(FONTE: Biblioteca IMS Paulista)

Identificação
Título
#RioUtópico [em construção]
Outro título
Rio Utópico : em construção
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2018
Número de Páginas
480 p.
ISBN / ISSN
9788583460459
Idioma
Ficha Técnica
Organização
Projeto Gráfico
Outros
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
18,5
Tiragem
1.000
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Masterblank 270g/m2 Capa Munken Lynx 120g/m2 Miolo
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

#RioUtópico integra um programa em que artistas são convidados para desenvolver exposições em torno de assuntos presentes no acervo de fotografia do IMS. A primeira versão do projeto, em 2014, deu origem à exposição e ao livro "São Paulo, fora de alcance", do fotógrafo paulista Mauro Restiffe.

(FONTE: Biblioteca IMS Paulista)

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-