Nome
Mario Fontenelle
Sobre

Mário Fontenelle (1919 – 1986) nasceu e viveu a infância e a adolescência em Parnaíba (PI). Apaixonado por aviões, começou a trabalhar como mecânico de pista numa empresa de transportes aéreos até se transferir para o Rio de Janeiro onde, entre um voo e outro, conhece muitos políticos, um deles Juscelino Kubitschek, que o presenteia com sua primeira máquina fotográfica, uma Leica 35mm.

Mário Fontenelle, fotógrafo autodidata, tornou-se fotógrafo oficial do governo Juscelino Kubitschek e imprimiu um rosto à nova capital através de suas lentes, sendo o autor dos primeiros registros da nova capital e das imagens mais marcantes desse período. Após a epopeia da construção de Brasília, Fontenelle dedicou-se a fazer registros pelas ruas da cidade que ajudou a imortalizar. São aproximadamente 5 mil fotografias que compõem, desde a década de 1980, o Fundo Novacap, sob a guarda do Arquivo Público do Distrito Federal, conjunto documental que faz parte do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Em sua homenagem, o professor e cineasta Pedro Jorge de Castro produziu o curta-metragem "Mário Fontenelle – A oração silenciosa", documentário que conta com depoimentos de fotógrafos, jornalistas, cientistas sociais e professores.

(FONTE: Correio Braziliense - texto adaptado)


Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores