Brasília : 55 anos – da utopia à Capital
organização Danielle Athayde e Robson Bento Outeiro
A exposição examina as ideias, personagens e percursos históricos que levaram à criação de Brasília em 1960 e a transformaram em síntese do pensamento modernista brasileiro. Concebida como obra de arte completa, a nova capital representa nova fase de interiorização do Poder Público do país, anteriormente concentrado na faixa litorânea.
A mostra exibe acervo de aproximadamente 300 obras de arte e documentos, dentre eles, maquetes de edifícios icônicos projetados por Oscar Niemeyer; desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa; esculturas de Maria Martins, de Bruno Giorgi e de Alfredo Ceschiatti; e fotografias de Marcel Gautherot e de Mario Fontenelle. As obras são provenientes de coleções brasileiras públicas e privadas, dentre as quais o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e a Coleção Brasília — Domício e Izolete Pereira. A curadoria é de Danielle Athayde.
(FONTE: site da Artetude Cultural)
Catálogo da exposição sobre a história de Brasília, englobando aspectos visuais desde sua construção até a atualidade. A mostra percorreu sete países. No 55º aniversário da capital federal (2015), a exposição foi apresentada em Brasília, na Galeria Athos Bulcão do Teatro Nacional.