Nome
Vicente de Mello
URL
Sobre

Vicente de Mello (São Paulo, 1967) é fotógrafo. Formado em comunicação social, publicidade e propaganda pela Universidade Estácio de Sá (1989), com especialização em história da arte e arquitetura no Brasil, na PUC-RJ (1992-1994). Estagiou no Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Infoto/Funarte), de 1988 a 1989; no Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1989; e no Laboratório Lexington Labs, Nova York, em 1992.

Nos anos 1990, direciona sua atividade profissional para a reprodução de obras de arte. De 1993 a 1998, foi responsável pelo setor de documentação fotográfica das exposições da Coleção Gilberto Chateaubriand, que integra o acervo do MAM/RJ. Paralelamente, realiza pesquisas fotográficas que, indiretamente, versam sobre elementos e características específicas do meio (a luz, a câmera obscura, as possibilidades de enquadramento), conciliando-os com questionamentos de caráter intimista. Possui ensaios sobre o corpo humano, paisagens, objetos e ambientes privados, mas seu interesse está voltado, sobretudo, para a luz, o tempo e a idéia de fragmentação.

Produz a série Topografia Imaginária, com fotos em preto-e-branco de fragmentos de corpos humanos, e começa a expor em galerias e museus. Em 2000, monta seu próprio estúdio no Rio de Janeiro, onde trabalha na área editorial.

(FONTE: site Enciclopédia Itaú Cultural – texto adaptado)


Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores