Athos Bulcão
organização Maria Lopes Cabral
Em 404 páginas, o livro ATHOS BULCÃO oferece um estudo minucioso da trajetória deste que é considerado um dos maiores artistas do Brasil.
O livro divide-se em duas partes que proporcionam um deleite para os olhos: Obras de integração da arte à arquitetura e Obras de ateliê. São fotos e imagens com legendas completas sobre a localização das obras, materiais, dimensões etc. As fotografias, em sua maioria, são assinadas por Tuca Reinés e Edgard César.
E o livro fecha com uma entrevista com Athos Bulcão, feita pela jornalista Carmem Moretzsohn, em 1998, para o Jornal de Brasília, e um texto analítico inédito de Neusa Cavalcante, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, sobre a obra do artista. Ao final, estão um caderno bibliográfico com uma coletânea de textos sobre a obra de Athos, uma cronologia ilustrada e uma lista das principais exposições individuais e coletivas das quais Athos Bulcão participou.
ATHOS BULCÃO exibe um rico acervo de imagens da obra e da vida pessoal do artista. Ao percorrer a obra, o leitor pode se surpreender com o volume de trabalho que marcou a vida de Athos. Ele criou suas intervenções para centenas de espaços no Brasil e no mundo (França, Itália, Cabo Verde, Argentina etc). Estes trabalhos estão retratados no livro são 187 obras registradas em 235 fotografias. De seu trabalho de ateliê, são apresentadas 32 fotomontagens, 26 desenhos, 27 pinturas, 12 máscaras e 15 miniesculturas. O livro conta ainda com 31 imagens pessoais do artista trabalhando, entre amigos e com a família.
O livro ATHOS BULCÃO tem projeto gráfico da BVDA / Brasil Verde, assinado por Paulo Humberto Ludovico de Almeida e Carlo Zuffellato. É editado pela Fundação Athos Bulcão e foi patrocinado pelo Ministério da Cultura.
(FONTE: Fundação Athos Bulcão)
Fotografias adicionais de Cláudia Estela Porto, Flávio Pereira, Hugo Segawa, Lidiane Leão, Luiz Alves, Arquivo Lelé, Acervo de Colecionador e Acervo Fundação Athos Bulcão.