Deserto do céu
obras Tomás Ribas e Vicente de Mello ; texto Frederico Coelho
A exposição de Vicente de Mello e Tomás Ribas nas Cavalariças da EAV Parque Lage nos mostra a frutífera parceria entre dois artistas com diferentes vivências no campo das artes visuais.
Vicente é fotógrafo com ampla trajetória no registro de obras de arte e na realização de um projeto pessoal. Começou trabalhando em museu e fotografando exposições e acervos. Paralelamente, transformou sua atividade técnica em produção artistica voltada para o registro de ambientes permeados pela luz ou por personagens obliquas, sem identidade definida. (...)
Tomás vem do teatro e tem experiência diversa com a luz e com o espaço. Enquanto o primeiro testemunha os efeitos da luz sobre os objetos, o segundo manipula e produz situações cênicas que tanto podem conduzir como interferir na leitura e no olhar do espectador.
Aqui nas Cavalariças Vicente e Tomás, juntos, criam uma atmosfera que produz imagens e pós-imagens, em um ambiente onde fotógrafo e iluminador grafam o nosso olhar com ações ambivalentes. Voltadas para nossa percepção, causam simultaneamente um sentido de limite e atravessamento.
(FONTE: a publicação)
Catálogo da exposição homônima realizada nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, de 17 de abril a 1º de junho de 2014.
Textos em português e inglês.