Capa do livro

Fotografia escrita : nove ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil

Ao longo de nove ensaios inspirados em obras, exemplos de vida e no confronto com algumas inovações técnicas ou comportamentais, Pedro Afonso Vasquez estimula o leitor a se interessar pela história da fotografia produzida no Brasil entre a década de 1840 e a transição técnica do início do século XXI. 

O primeiro ensaio analisa a influência de Dom Pedro II na fotografia do país e o entusiasmo da família imperial com a nova forma de expressão. O segundo examina o trabalho do retratista português Joaquim Insley Pacheco como exemplo de artista egresso da pintura. Niterói (RJ), cidade que atraiu quatro mestres da fotografia carioca, é foco do terceiro texto. 

No quarto ensaio, o autor conta a paixão da família Ferrez pela fotografia, do velho Marc a suas bisnetas, responsáveis pela doação do acervo familiar ao Arquivo Nacional (RJ). No texto seguinte, analisa a contribuição de Gilberto Ferrez para o estudo da iconografia e da história da fotografia brasileira. 

O sexto ensaio mostra a relação entre a literatura de Jorge Amado e três grandes fotógrafos franceses: Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon. 

Os ensaios finais tratam de fotografia e arquitetura, os antecedentes e as perspectivas do fotojornalismo no Brasil e os desafios impostos pelas imagens digitais. 

(FONTE: a publicação)


Identificação
Título
Fotografia escrita
Subtítulo
nove ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2012
Número de Páginas
144 p.
ISBN / ISSN
9788574583112
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
23
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Cartão Supremo 250g/m2 Pólen Soft 80g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

Prefácio: Luiz Carlos Felizardo

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-