Fotografia escrita : nove ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil
textos Pedro Afonso Vasquez
Ao longo de nove ensaios inspirados em obras, exemplos de vida e no confronto com algumas inovações técnicas ou comportamentais, Pedro Afonso Vasquez estimula o leitor a se interessar pela história da fotografia produzida no Brasil entre a década de 1840 e a transição técnica do início do século XXI.
O primeiro ensaio analisa a influência de Dom Pedro II na fotografia do país e o entusiasmo da família imperial com a nova forma de expressão. O segundo examina o trabalho do retratista português Joaquim Insley Pacheco como exemplo de artista egresso da pintura. Niterói (RJ), cidade que atraiu quatro mestres da fotografia carioca, é foco do terceiro texto.
No quarto ensaio, o autor conta a paixão da família Ferrez pela fotografia, do velho Marc a suas bisnetas, responsáveis pela doação do acervo familiar ao Arquivo Nacional (RJ). No texto seguinte, analisa a contribuição de Gilberto Ferrez para o estudo da iconografia e da história da fotografia brasileira.
O sexto ensaio mostra a relação entre a literatura de Jorge Amado e três grandes fotógrafos franceses: Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon.
Os ensaios finais tratam de fotografia e arquitetura, os antecedentes e as perspectivas do fotojornalismo no Brasil e os desafios impostos pelas imagens digitais.
(FONTE: a publicação)
Prefácio: Luiz Carlos Felizardo