Brasil : 217 photographies de A. Bon, M. Gautherot, P. Verger
fotografias Antoine Bon, Marcel Gautherot e Pierre Verger
[Publicada originalmente em 1950 em francês, a obra] integrou uma coleção de livros fotográficos da editora francesa Paul Hartman sobre países dos quatro continentes, cuja intenção era oferecer um conjunto de belas imagens capaz de traduzir a identidade cultural de cada lugar.
A publicação é uma alegoria bastante rica das interpretações sobre o Brasil no segundo pós-guerra. O livro mostra o país como um Éden pacífico em vias de modernização, sendo sua natureza monumental a promessa de um futuro brilhante. Ali, as pessoas parecem viver "no que está se desenvolvendo, no porvir, no futuro", tal como o escritor austríaco Stefan Zweig via o país pouco antes e durante a segunda guerra. No livro fotográfico, o Brasil é representado corno uma civilização em meio à selva, um lugar de conciliação entre a cultura europeia, africana e indígena, entre natureza e técnica, modernidade e arcaísmo. Na capa, urna visão paradisíaca do Rio de Janeiro, por Antoine Bon. Na quarta capa, edifícios em primeiro plano com as montanhas do Rio ao fundo, por Pierre Verger. – HELOÍSA ESPADA
(FONTE: ESPADA, Heloísa. Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot. São Paulo: Annablume, 2016)
Outras edições:
– Brèsil: deux cent dix-sept photographies de Antoine Bon, Marcel Gautherot et Pierre Verger. Paris: Paul Hartmann, 1950.
– Brasil: 217 photographies de A. Bon, M. Gautherot, P. Verger. Rio de Janeiro: Agir, 1951.
– Brèsil: deux cent dix-sept photographies de A. Bon, M. Gautherot et P. Verger. Paris: Paul Hartmann, 1957.
– Brazil in pictures: 214 photographs by A. Bon, M. Gautherot and P. Verger. London/New York: Gerald Duckworth & Co Ltd/Studio Publications, 1958.
Contém fotografias adicionais de Foto Hess, Casa del Brasil, M. Pierre Monbeig e P. Secondi.
Edição trilíngue em francês, inglês e espanhol.