A imagem do corpo nu
coordenação da exposição Angela Magalhães e Nadja Peregrino
A imagem do corpo é (des)velada nesta exposição através da objetiva de nove fotógrafos que atuam em campos específicos da fotografia brasileira.
(...) o Instituto Nacional da fotografia da Funarte selecionou o elenco de fotógrafos que integram esta mostra buscando apresentar formas diferenciadas de concepção do tema. Para complementar tal proposta, convidou-se José Américo Motta Pessanha, professor de Filosofia da UFRJ, com sérios trabalhos publicados na área, para analisar o nu dentro de uma perspectiva filosófica, abrindo mais um espaço às interrogações nos domínios da fotografia. (...)
Sendo assim, o naipe de fotos selecionados para esta mostra reproduz, em suas múltiplas variantes, a imagem do corpo, sem contudo esgotar o assunto. Um corpo captado como tal em seu cotidiano, ou em estilizações formais voltadas para o culto de celebração à beleza e à forma, onde não se inscreve a falha, a negatividade, a morte e a castração.
(FONTE: a publicação)
Catálogo de exposição homônima realizada na Galeria de Fotografia, no Rio de Janeiro, de 25 de setembro a 7 de novembro de 1986.