Nome
Ana Regina Nogueira
URL
Sobre

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1948, Ana Regina Nogueira é fotógrafa. Cursou psicologia na Sorbonne, mas não completou (1972). Autodidata, começou a fotografar em 1972. dedicando-se de início à documentação de caráter antropológico, tendo publicado em 1977 o livro O homossexual visto por entendidos. Viveu entre 1980 e 85 na Europa (em Londres e Paris), e em Nova Iorque (Estados Unidos). Publicou o livro L'Esprit et le corps e participou da mostra La photographie contemporaine en Amerique Latine, no Centre George Pompidou (Paris); e realizou, em 1983, a curadoria da mostra coletiva New Photographers in Brazil para a Photographers Gallery.

Se estabeleceu em São Paulo e então no Rio de Janeiro onde realizou a curadoria da exposição Imagens Republicanas do Arquivo Nacional (1990). Muda-se para Lavras, Minas Gerais. Em 2002 foi contratada pela Cemig e Vale do Rio Doce para realizar uma documentação fotográfica que abarca os patrimônios natural e cultural atingidos pela construção da Hidrelétrica Funil, ao sudeste de Minas Gerais. Colaborou com o site Canto do Brazil, e as Revistas Extra Câmara (editada na Venezuela) e Carcara Photo Art.

Após seu retorno ao Brasil, passa a se dedicar aos ensaios documentais e de cunho pessoal tendo como tema a observação do povo; da classe média alta; os nús; e as imagens mais subjetivas e misteriosas, que se assemelham a fotos de cena de filmes que nunca foram rodados.

A+
A-