Nascido em 1949 em Açores, Portugal, Orlando Azevedo é fotógrafo e editor.
Em 1963, transfere-se com sua família para Curitiba. Retorna a Portugal e, em 1968, torna-se repórter fotográfico das revistas Azem Lisboa e Quatro Estações. No mesmo ano, radica-se definitivamente no Brasil. Forma-se em direito na Faculdade de Direito de Curitiba, em 1980. Nessa década, junto com a fotógrafa Vilma Slomp, funda a agência Fotográfica Comunicação e Editora, e passa a atuar nas áreas de imprensa e publicidade.
Desempenhou significativo papel como agitador cultural, tendo sido diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba em dois períodos (1992 e 1993/96). Foi também responsável pela criação da Bienal de Fotografia Cidade de Curitiba, em 1996.
Dedica-se profissionalmente à fotografia documental, especializado em expedições e projetos de longa duração, e à criação autoral, em seu estúdio em Curitiba. As fotografias de Orlando Azevedo tratam de temas amplos e diversificados: o corpo feminino, a paisagem humana e natural, a religiosidade, a cultura material e a realidade social do Brasil. Colabora com diversas revistas e jornais, tem integrado comissões de juri e de análises de portfólios e proferido palestras no Brasil e no exterior.
(FONTE: Enciclopédia Itaú Cultural - texto adaptado)