Nome
Thomaz Farkas
URL
Sobre

Húngaro radicado no Brasil, Thomaz Farkas (1924-2011) foi fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema. Sua produção fotográfica dos anos 1940 e 1950 o fez um dos principais expoentes da fotografia moderna no Brasil, ao lado de German Lorca, Geraldo de Barros, José Medeiros e Marcel Gautherot. Participou ativamente no Foto Cine Clube Bandeirante.

Formou-se em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou doutorado na Escola de Comunicação e Artes da USP, mesma instituição onde também atuou como professor. Após o falecimento do pai, em 1960, assumiu a direção da Fotoptica, função que exerceu até 1987, quando a rede de lojas foi vendida.

Entre os anos de 1964 e 1981, foi produtor e co-produtor de aproximadamente 38 filmes documentários de curta e média-metragem, tendo dirigido 3 deles. A maior parte desses filmes, sobretudo os realizados entre 1964 e 1974 ficaram conhecidos como a “Caravana Farkas”. Porém Thomaz continuou produzindo até 1981, época de lançamento de “Hermeto Campeão”, documentário sobre a música de Hermeto Pascoal.

(FONTE: site do autor – texto adaptado)


Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores