Como está o início depois do fim?
fotografias Jordi Burch
A representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza escolheu, como tema central, o notável trabalho de Álvaro Siza no domínio da habitação social, abarcando os seus projetos em diferentes contextos — Campo di Marte (Veneza); Schlesisches Tor (Berlim); Schilderswijk West (Haia); e Bairro da Bouça (Porto) —, neles evidenciando a sua experiência de participação social, enquanto reflexo de uma compreensão democrática da cidade e da memória coletiva.
Os projetos de Álvaro Siza criaram verdadeiros lugares de "vizinhança", tema central na atual agenda política europeia, em prol de uma sociedade mais inclusiva e multicultural. Esta exposição documenta, como fotografias de Jordi Burch, o regresso do grande arquiteto português aos quatro bairros, em 2016, aí se confrontando com fenômenos como a imigração, a guetização, a turistificação e a gentrificação das cidades.
(FONTE: site da editora)
Publicação acompanhou a exposição NEIGHBOURHOOD, realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017.