Capa do livro

O desafio do olhar : fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas : volume I

textos Annateresa Fabris

No século XIX, para ser reconhecida como arte, a fotografia tenta emular resultados pictóricos e gráficos. Nessa busca, o pictorialismo acaba por abrir caminho para a definição de fotografia moderna, quando propõe um distanciamento entre imagem e referente e afirma a autonomia do meio como sistema de representação visual.

As artes visuais, por sua vez, não deixam de dialogar com a fotografia, principalmente no século XX, como atestam o fotodinamismo, interessado numa imagem sintética, diferente do dinamismo plástico futurista, e um conjunto de quadros de Picabia, nos quais o uso de imagens fotográficas banais lhe permite discutir os pressupostos das vanguardas, fazendo do ato criador um gesto de escolha e deslocamento.

Artistas como Heartfield, Klutsis, Ródtchenko e Lissitzky passam a explorar elementos da comunicação de massa em fotomontagens – nas quais a questão política não impede o emprego de princípios plásticos modernos –, o que demonstra quanto estão cientes da necessidade de novas instrumentos visuais numa sociedade em vias de transformação ou já transformada pela mecanização.

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
O desafio do olhar
Subtítulo
fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas : volume I
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2016
Número de páginas
233 p.
ISBN / ISSN
9788578273705
Idioma
Publicação Seriada
Série
Ficha Técnica
Autoria (texto principal)
Forma Física
Largura (cm)
15
Altura (cm)
21
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
Áreas de conhecimento
A+
A-