Capa do livro

Fotografia e antropologia : olhares fora-dentro

"A obra de Rosane de Andrade concentra-se no embate sociocultural em que se vê o fotógrafo/pesquisador, como agente e paciente, na criação do documento fotográfico como fonte primária para a antropologia - aludindo especialmente ao trabalho de Pierre Verger, cujo centenário de nascimento ora se festeja.

Na trajetória da fotografia como meio de comunicação, desde sua origem ela se apresenta com a propriedade de ser auxiliar das ciências. Freqüentemente vista apenas como uma prova ou ilustração - evidencia ou duplo da realidade -, o seu valor per se, como forma de pensamento visual e expressão autônoma, e mais recente. Tal situação vem da tradição de predomínio do pensamento verbal e do equívoco quanto às supostas objetividade e neutralidade da imagem fotográfica. Sublinhe-se, entretanto, ser inerente à fotografia o jogo entre veracidade e mendacidade - em particular o risco da estetização - agravado pelo excesso e banalização das imagens, tornando-se superlativo pela geração e manipulação eletrônicas.

Nesse sentido, a autora fez uso de sua vivência como fotógrafa-antropóloga, recorrendo às próprias imagens, aos exemplos e citações de alguns fotógrafos, entre eles Henri Cartier-Bresson e Duane Michals, e alinhavou suas reflexões com o pensamento de autores como Walter Benjamin e Boris Kossoy.

Em síntese, este livro discute o estudo da fotografia na antropologia e a pluralidade de questões culturais com que se defronta o fotografo-antropólogo; discorre ainda sobre o diálogo “olhar” fora-dentro, em que se reflete a sua dupla/simultânea conotação de observador e participante, advogando um equilíbrio segundo a filosofia taoista." – CARLOS FADON

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Fotografia e antropologia
Subtítulo
olhares fora-dentro
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2002
Número de Páginas
132 p.
ISBN / ISSN
9858574480671
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
23
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Chambril 120g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-