Capa do livro

Espíritos sem nome

fotografias Mario Cravo Neto ; curadoria da exposição Luiz Camillo Osorio

Das artes plásticas à fotografia, Mario Cravo Neto (1947-2009) percorre uma trajetória marcada pelo sentido escultórico do corpo em suas múltiplas fragmentações, dos objetos em sua materialidade e simbolismos vários, dos personagens de sua cidade e seus espaços e entornos de espiritualidade e subjetividade. São construções conscientes realizadas no estúdio e no ambiente urbano, que revelam plenamente toda sua potência, desde a primeira série de imagens nos anos 1960 sobre as esculturas dos profetas de Aleijadinho, passando pelas investigações e experimentações com imagens em Nova York, até o conjunto de imagens icônicas e universais da série The eternal Now, iniciada nos anos 1980, e a profunda visceralidade das séries Laróyè e Candomblé, intuídas, construídas e registradas, em muitos momentos, em verdadeiro transe e sinergia com o intenso movimento das ruas e dos terreiros de sua Salvador de profundas raízes afro-atlânticas. Visceralidade, pertencimento, criação e ruptura o acompanharam em todos os momentos de sua obra, nas imagens escultura e land art de Nova York, em suas várias participações nas bienais de São Paulo, nas sérias fotográficas que o consagraram e nas diversas instalações e vídeos que produziu, abordando da guerra do Iraque à diáspora africana. Artista múltiplo, ao lado de outros nomes, como Miguel Rio Branco, foi responsável pela efetiva entrada em cena da fotografia no meio artístico nacional e internacional, já a partir do início dos anos 1980.

A publicação apresenta os trabalhos de Mario Cravo Neto exibidos na mostra do IMS Paulista - realizada entre os meses de maio e setembro de 2021 -, uma cronologia do fotógrafo e um texto de Luiz Camillo Osório, curador da exposição e organizador do catálogo. O livro traz também um conjunto de críticas sobre a obra de Cravo Neto, escritas pela fotógrafa Stefania Bril, publicado na década de 1980. 

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Espíritos sem nome
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2021
Número de Páginas
292 p.
ISBN / ISSN
9786588251034
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Impressão
Outros
Forma Física
Largura (cm)
21,5
Altura (cm)
26
Tiragem
1.000
Tipo de capa
Dura
Tipo de Papel
Masterblank 135g/m2 Capa Munken Lynx Rough 120g/m2 Miolo Offset 90g/m2 Miolo
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo de exposição homônima realizada no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, de 1 de maio de a 26 de setembro de 2021, e no Rio de Janeiro, de 27 de novembro de 2021 a 24 de abril de 2022.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-