Possibilidades da fotografia contemporânea : Mezanino e Portfólio

Esta publicação resgata a história de dois programas do Itaú Cultural, o Projeto Mezanino de Fotografia e o Portfólio, ambos dedicados a revelar novos artistas no âmbito da fotografia contemporânea brasileira e na produção literária de jovens escritores nacionais.

O Mezanino de Fotografia teve duas edições: a primeira, em 2004, com curadoria de Tadeu Chiarelli; e segunda, em 2005, com curadoria de Helouise Costa. Em 2006, o projeto passou a ser denominado Portfólio. Com três edições, teve como curadores de fotografia Eder Chiodetto e Eduardo Brandão, além de Nelson de Oliveira, Raimundo Carrero e Rose Silveira com curadores de literatura.

Esta publicação registra e reflete sobre o percurso e as nuances dos dois programas, publicando os textos dos catálogos das exposições originais ou atualizados; um conjunto de entrevistas inéditas com curadores e idealizadores (dos projetos e dos espaços expositivos); um texto da pesquisadora Natalia Brizuela sobre as relações entre fotografia e literatura; uma seleção de imagens das obras apresentadas nos projetos; e o posfácio de Daniela Maura Ribeiro (org.).

Assim, forma um panorama da fotografia e da literatura emergentes, dos anos de 2004 a 2008, além de apresentar o diálogo entre fotografia e literatura como possibilidade dentro da fotografia contemporânea brasileira. 

(FONTE: a publicação – texto resumido)

A+
A-