Verger - Bastide : dimensões de uma amizade
organização Angela Lühning
Pierre Fatumbi Verger (1902-1996) e Roger Bastide (1898-1974) foram duas das mais importantes personalidades no tocante aos estudos afro-brasileiros. Bastide ligado à história das ciências sociais na USP e ao estudo de aspectos sociológicos das religiões afro-brasileiras, e Verger ligado à história dos candomblés da Bahia e das relações entre a África e o Brasil. (...)
Dois conterrâneos que, por força do destino, encontraram-se no Brasil em 1946 e se tornaram amigos pelo resto da vida. Quais foram os caminhos percorridos por esses dois amigos na busca pela compreensão de universos ainda pouco conhecidos e compreendidos quando deram início às suas vivências e pesquisas a respeito da importância da cultura afro-brasileira no Brasil e no Novo Mundo?
Descobrir as dimensões dessas buscas permanentes, trocas constantes, fincadas numa amizade sólida de profundo respeito recíproco, é o propósito deste livro, cujo fio condutor é a viagem de Bastide à África em 1958, período em que acompanhou Verger a lugares que, quando visitados, causaram-lhes um profundo impacto e vieram a se transformar em trabalhos e textos realizados a quatro mãos.
(FONTE: a publicação)