Capa do livro

Verger - Bastide : dimensões de uma amizade

organização Angela Lühning

Pierre Fatumbi Verger (1902-1996) e Roger Bastide (1898-1974) foram duas das mais importantes personalidades no tocante aos estudos afro-brasileiros. Bastide ligado à história das ciências sociais na USP e ao estudo de aspectos sociológicos das religiões afro-brasileiras, e Verger ligado à história dos candomblés da Bahia e das relações entre a África e o Brasil. (...)

Dois conterrâneos que, por força do destino, encontraram-se no Brasil em 1946 e se tornaram amigos pelo resto da vida. Quais foram os caminhos percorridos por esses dois amigos na busca pela compreensão de universos ainda pouco conhecidos e compreendidos quando deram início às suas vivências e pesquisas a respeito da importância da cultura afro-brasileira no Brasil e no Novo Mundo?

Descobrir as dimensões dessas buscas permanentes, trocas constantes, fincadas numa amizade sólida de profundo respeito recíproco, é o propósito deste livro, cujo fio condutor é a viagem de Bastide à África em 1958, período em que acompanhou Verger a lugares que, quando visitados, causaram-lhes um profundo impacto e vieram a se transformar em trabalhos e textos realizados a quatro mãos.

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Verger - Bastide
Subtítulo
dimensões de uma amizade
Outro título
Verger / Bastide : dimensões de uma amizade
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2002
Número de Páginas
260 p.
ISBN / ISSN
9788528609806 / 8528609804
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Organização
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
23
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-