Pierre Verger : repórter fotográfico
organização Angela Lühning
Pierre Fatumbi Verger (1902–1996) começou a sua trajetória profissional e de vida fotográfica e fotorrepórter. As fotos realizadas durante as suas diversas viagens pelo mundo, a partir de 1932, foram veiculadas através de agências fotográficas e publicadas nas principais revistas fotográficas da época. Ao chegar ao Brasil, em 1946, garantiu a sua permanência no país através de um contrato importante com a revista O Cruzeiro. (...)
Depois das suas primeiras pesquisas na África, no final dos anos 40 e início dos anos 50, Verger assinou um segundo contrato com O Cruzeiro, dessa vez como representante da O Cruzeiro internacional. Em 1957, iniciou uma séria de reportagens pelo Caribe e pela África, aos poucos também descobrindo a palavra como meio de expressão das suas observações, à medida que escrevia os textos das suas fotorreportagens. Curiosamente, apenas três das 83 reportagens dessa fase foram publicadas; as demais ficaram inéditas, e muitas se perderam.
Este livro traz reportagens inéditas do segundo contrato, que conseguimos resgatar do acervo da Fundação Pierre Verger. Elas revelam aspectos novos da atuação e percepção de Verger, testemunhando especialmente o seu crescente interesse pela África, política e economicamente emergente. O livro tem com fio condutor o seu projeto inicial de publicação deste material para O Cruzeiro, sendo complemento por outras fotorreportagens anteriores, que atestam o seu constante processo de amadurecimento, retratando e interpretando o mundo ao seu redor pelo olhar e pela palavra, o que antecipa a atuação do futuro pesquisador e escritor internacionalmente conhecido.
(FONTE: a publicação)