Luis Humberto – a luz e a fúria

"Escrito pela jornalista Nahima Maciel, Luis Humberto - A luz e a fúria traça o perfil do fotógrafo e arquiteto carioca que reside em Brasília desde os primeiros anos da cidade. Luis Humberto tornou-se um dos mais respeitados profissionais da fotografia brasileira. Ele fez de Brasília tema e cenário para suas imagens, revelando muitas faces da identidade cultural da capital.

Além do perfil e de uma entrevista detalhada, assinada por Nahima Maciel e Carlos Marcelo, o livro apresenta ensaio fotográfico em preto e branco de autoria de Anderson Schneider, realizado na Universidade de Brasília. Traz ainda textos exclusivos produzidos por profissionais ligados às artes visuais brasileiras. A crítica de fotografia Simonetta Persichetti e o fotógrafo e professor da UnB Marcelo Feijó assinam ensaios teóricos sobre a produção fotográfica de Luis Humberto. Na orelha do volume, o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema, uma transa amazônica), ex-aluno da UnB, fala com lucidez e carinho sobre o professor que se tornou referência na defesa da utopia original brasiliense. O arquiteto José Carlos Coutinho assina a apresentação do livro.

A edição contempla o leitor com 30 fotos inéditas de Luis Humberto. Realizadas entre 1970 e 1975, as fotografias mostram uma visão singular e poética das quatro escalas previstas por Lucio Costa para a capital: monumental, gregária, bucólica e residencial. O livro também apresenta uma antologia das imagens mais representativas dos tempos de cobertura política nos anos 1970, quando Luis Humberto fez história no fotojornalismo brasileiro ao expor o lado patético da liturgia do poder. O livro revela ainda a faceta de poeta - desconhecida pelo público - do fotógrafo, com a publicação de poemas inéditos."

(FONTE: jornal Olho de Águia – https://jornalolhodeaguia.blogspot.com/)

Identificação
Título
Luis Humberto – a luz e a fúria
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2008
Número de Páginas
128 p.
ISBN / ISSN
9788590810209
Idioma
Português
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Organização
Edição
Design (Projeto Gráfico)
Outros
Forma Física
Largura (cm)
21
Altura (cm)
28
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

Volume pertencente à Coleção Brasilienses nº 3.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Localização do item
Acervo Consultado
Coleção privada
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores