Brasília : 55 anos – da utopia à Capital

organização Danielle Athayde e Robson Bento Outeiro

A exposição examina as ideias, personagens e percursos históricos que levaram à criação de Brasília em 1960 e a transformaram em síntese do pensamento modernista brasileiro. Concebida como obra de arte completa, a nova capital representa nova fase de interiorização do Poder Público do país, anteriormente concentrado na faixa litorânea.

A mostra exibe acervo de aproximadamente 300 obras de arte e documentos, dentre eles, maquetes de edifícios icônicos projetados por Oscar Niemeyer; desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa; esculturas de Maria Martins, de Bruno Giorgi e de Alfredo Ceschiatti; e fotografias de Marcel Gautherot e de Mario Fontenelle. As obras são provenientes de coleções brasileiras públicas e privadas, dentre as quais o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e a Coleção Brasília — Domício e Izolete Pereira. A curadoria é de Danielle Athayde.

(FONTE: site da Artetude Cultural)

Identificação
Título
Brasília
Subtítulo
55 anos – da utopia à Capital
Titulo equivalente
Brasilia 55 ans – de l'utopie à la Capitale
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2015
Número de páginas
287 p.
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (fotografia)
Organização
Projeto gráfico
Forma Física
Largura (cm)
30
Altura (cm)
30
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo da exposição sobre a história de Brasília, englobando aspectos visuais desde sua construção até a atualidade. A mostra percorreu sete países. No 55º aniversário da capital federal (2015), a exposição foi apresentada em Brasília, na Galeria Athos Bulcão do Teatro Nacional.

Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
Referências Externas
Acervo consultado
A+
A-