Nome
Beto Barata
URL
Sobre

Beto Barata (1969) iniciou sua carreira em 1996 como estagiário no departamento fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes vinte e quatro anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA) e Folha de S. Paulo (sucursal Brasília), na revista Isto É Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência (BRA) e Associated Press – AP (EUA). Em 2001 foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, tendo trabalhado tanto na sede em São Paulo como na sucursal Brasília, aonde permaneceu até o ano de 2013.

Após sua saída do Estadão colaborou para diversas publicações e agências nacionais e internacionais, tais como as revistas Globo Rural, GPS Brasília, Veja, Veja Brasília, Isto É, Isto É Dinheiro e Época, jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e para as agências France Presse – AFP (FRA) e Fotoarena (BRA). Também realizou trabalhos para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ONU – ACNUR, Senado Federal e Ministério do Turismo. Em 2015 foi subeditor do departamento fotográfico do portal de notícias Fato Online. Entre os anos de 2016 a 2018 atuou como fotógrafo oficial da Presidência da República no governo do presidente Michel Temer. Algumas de suas obras compõem o acervo permanente da galeria de fotografias fine art, A Casa da Luz Vermelha. É mergulhador PADI de nível avançado com especialização em Nitrox, primeiros socorros e fotografia subaquática.

É autor dos projetos Brasília Submersa (documentação fotográfica do Lago Paranoá) e Vamos Jogar Bola! (ensaio fotográfica sobre o futebol não profissional do Distrito Federal).

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores