Brasília submersa

O livro Brasília Submersa tem apresentação do poeta e jornalista Luís Turiba, textos da jornalista Clara Arreguy e projeto gráfico de João Campello. Ele é dividido por temas: Raia Norte, Raia Sul, História do Lago, A Barragem e Vila Amaury. Pedaços que, unidos e bem ilustrados contam, de uma maneira diferente e atrativa, um enredo antigo e importante para a formação da cidade como ela se apresenta hoje.

Foi em uma Brasília pouco mencionada e escondida por mais de 400 milhões de metros cúbicos de água que Beto Barata – nascido Luiz Alberto Cortes Silva – encontrou sua inspiração para dar início, em 2009, a um trabalho autoral que tem por base a fotografia subaquática do Lago Paranoá. Com imagens captadas de dentro do lago, ora em cima de uma embarcação, ora total ou parcialmente dentro da água, o objetivo do projeto Brasília Submersa é documentar e divulgar um momento da história da cidade que repousa sob as águas do Paranoá, bem como a arquitetura presente em suas margens e sobre ele, as atividades esportivas e as questões ambientais.

As narrativas dos pioneiros ainda vivos e que moram na cidade, documentos oficiais e relatos de pessoas com profundo conhecimento sobre o lago são os pilares de pesquisa do trabalho desenvolvido. O livro oferece instrumentos de referência histórico-cultural, contribui para a pesquisa sobre o tema e estará acessível e disponível ao público em bibliotecas e escolas de Brasília.

(FONTE: site Achar Brasília)

Identificação
Título
Brasília submersa
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2010
Número de Páginas
121 p.
ISBN / ISSN
9788591128105
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Edição
Design (Projeto Gráfico)
Forma Física
Largura (cm)
29
Altura (cm)
22
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Localização do item
Acervo Consultado
A+
A-