Brasília submersa
fotografias Beto Barata
O livro Brasília Submersa tem apresentação do poeta e jornalista Luís Turiba, textos da jornalista Clara Arreguy e projeto gráfico de João Campello. Ele é dividido por temas: Raia Norte, Raia Sul, História do Lago, A Barragem e Vila Amaury. Pedaços que, unidos e bem ilustrados contam, de uma maneira diferente e atrativa, um enredo antigo e importante para a formação da cidade como ela se apresenta hoje.
Foi em uma Brasília pouco mencionada e escondida por mais de 400 milhões de metros cúbicos de água que Beto Barata – nascido Luiz Alberto Cortes Silva – encontrou sua inspiração para dar início, em 2009, a um trabalho autoral que tem por base a fotografia subaquática do Lago Paranoá. Com imagens captadas de dentro do lago, ora em cima de uma embarcação, ora total ou parcialmente dentro da água, o objetivo do projeto Brasília Submersa é documentar e divulgar um momento da história da cidade que repousa sob as águas do Paranoá, bem como a arquitetura presente em suas margens e sobre ele, as atividades esportivas e as questões ambientais.
As narrativas dos pioneiros ainda vivos e que moram na cidade, documentos oficiais e relatos de pessoas com profundo conhecimento sobre o lago são os pilares de pesquisa do trabalho desenvolvido. O livro oferece instrumentos de referência histórico-cultural, contribui para a pesquisa sobre o tema e estará acessível e disponível ao público em bibliotecas e escolas de Brasília.
(FONTE: site Achar Brasília)