Nome
Juvenal Pereira
URL
Sobre

Nascido na Romaria, (MG) em 1946, Juvenal Pereira é fotógrafo autodidata. Começa a fotografar em 1970, na sucursal mineira da revista O Cruzeiro, em Belo Horizonte, atuando a seguir, entre 1971 e 1974, na sucursal baiana da mesma publicação, em Salvador. Instala-se em Brasília, funda, em 1975, a escola Três por Quatro de Fotografia e Cinema, coordenando (com Luís Humberto) o projeto Conversas sobre fotografia, realizado na Aliança Francesa entre 1976 e 1979. Foi também um dos fundadores da União de Fotógrafos de Brasília.

Radica-se na cidade de São Paulo no início da década de 1980, onde implanta o curso de fotografia do SESC Pompéia (1982/1984), do qual também é um dos professores. É, em 1991, um dos criadores do NAFoto (Núcleo de Amigos da Fotografia), responsável pela promoção do Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Em São Paulo foi vice-presidente da União dos Fotógrafos. Fez diversas oficinas em Porto Velho, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem em Vitória (A fotografia e o Zen).

Como fotojornalista, Juvenal trabalhou para outras diversas revistas além da O Cruzeiro, como a VejaIsto É; e jornais Correio BrazilienseJornal de BrasíliaFolha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Também fotografou grupos musicais como o mineiro Clube da Esquina. Foi aluno da Universidade da Terceira Idade da USP.

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores