Experiências de artistas : aproximações entre a fotografia e o livro
textos Fernanda Grigolin
O texto aqui presente é resultado de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre de 2013 em três países – Brasil, México e Argentina –, sobre as relações da fotografia com o livro de artista. O nome do projeto enviado à Funarte era Livro de Fotografia como Livro de Artista e foi contemplado pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia de 2012.
O nome do projeto tinha a intenção de motivar a pesquisa sobre a relação da fotografia com o livro. Contudo, depois das viagens e dos encontros que me foram proporcionados, percebi que a pesquisa extrapolava a primeira ideia e as relações entre o livro de artista e a fotografia vão muito além de livros feitos com fotografia; elas perpassam pelo gráfico, pelo intermídia. Também percebi a importância dos espaços de circulação desses trabalhos. Há muito mais o que questionar que responder ao se falar de livros.
Desta forma, ao nome foram agregadas a experiência e as aproximações entre a fotografia e o livro por meio do trabalho de artistas e textos teóricos. As ferramentas utilizadas foram levantamento bibliográfico e entrevistas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2013 nos três países citados. Foram 22 entrevistas com artistas, pesquisadores e gestores culturais.
(FONTE: a publicação)
Projeto contemplado pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012.
Edição bilíngue português-espanhol, com tradução adicional ao inglês.