Filosofia da caixa preta : ensaios para uma futura filosofia da fotografia
textos Vilém Flusser
(...) obra do filósofo Vilém Flusser, escrita em 1983, na qual o autor busca formular uma teoria filosófica que explique a fotografia. A obra é dividida em nove capítulos intitulados "A imagem", "A imagem técnica", "O aparelho", "O gesto de fotografar", "A fotografia", "A distribuição da fotografia", "A recepção da fotografia", "O universo fotográfico" e "A necessidade de uma filosofia da fotografia".
Flusser não se limita à fotografia mas recorre a ela para explicar relações fundamentais entre humanos e entre humanos e aparelhos na Pós-História. Ele parte da hipótese segundo a qual a invenção das imagens técnicas inaugurou um novo modo de ser (Pós-História) assim como a invenção da escrita inaugura a História:
"(...) seria possível observar duas revoluções fundamentais na estrutura da cultura, tal como se apresenta, de sua origem até hoje. A primeira ocorreu aproximadamente em meados do segundo milênio a.C., pode ser captada sob o rótulo "invenção da escrita linear" e inaugura a História propriamente dita; a segunda, que ocorre atualmente, pode ser captada sob o rótulo "invenção das imagens técnicas" e inaugura um modo de ser ainda dificilmente definível".
(FONTE: Wikipedia)
Edição original:
– Für eine Philosophie der Fotografie. Göttingen: European Photography, 1983.
Outras edições em português:
– Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
– Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D'Água, 1998.
– Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
– Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.
– Filosofia da caixa preta. São Paulo: É Realizações, 2018.