Capa do livro

O fotográfico

Descobrir a fotografia não tanto como um objeto (uma imagem) e sim como uma maneira de ver e de pensar o mundo, o tempo, a história, a arte e os homens. Eis o espírito de O Fotográfico. 

Um livro que reúne 26 trabalhos de pesquisadores brasileiros e europeus em torno das quatro temáticas principais que o definem e o estruturam. 

Na primeira parte, "Fotografia e suas histórias", o leitor encontrará pesquisas tanto relacionadas à história da fotografia como outras que procuram mostrar como ela pode ajudar a refazer a história. Na segunda parte, intitulada "Fotografia e os olhares sobre a cultura", o foco centra-se preferencialmente nas problemáticas levantadas pela utilização do suporte fotográfico nas ciências humanas, na antropologia visual em especial. Na medida em que o fotográfico é um estado do olhar que, por necessidade, invade outros territórios do saber humano, "Fotografia e seus tentáculos" aponta para questionamentos mais específicos (como o "tempo", o "acaso" na fotografia) e procura esclarecer algumas de suas interseções (com o cinema, a escrita e as artes). A última temática, "Fotografia, do presente ao futuro", situa, enfim, a fotografia ante os impactos das novas tecnologias e delineia o que ela vem a ser: uma estética da metamorfose. 

(FONTE: a publicação)


Identificação
Título
O fotográfico
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2005
Número da Edição
2. ed.
Número de Páginas
349 p.
ISBN / ISSN
9788573594119
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Organização
Design (Projeto Gráfico)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Largura (cm)
21
Altura (cm)
28
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

Outras edições:
1. ed.: 1998 (ed. Hucitec; CNPq)
2. ed.: 2005 (ed. Hucitec; Senac São Paulo)

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-