Brasília : 50 anos de utopia moderna

Um retrato não estereotipado dos monumentos da cidade é o objetivo de Thomas Kellner, cujo trabalho não apenas homenageia o cinquentenário de Brasília, mas também o arquiteto Oscar Niemeyer, pois a maioria das imagens se refere aos monumentos criados por ele. 

(...)

Kellner, que fotografa monumentos em vários países há mais de 10 anos, como França, Estados Unidos da América e China, representa o espaço com referência à arquitetura. Em Brasília, ele procura exibir características da cidade sugeridas pelo projeto original, como uma cidade projetada na era da máquina, mas preocupada com o lado humano. Cada monumento é apresentado como "um esqueleto formando uma rede de possibilidades: a possibilidade de novas construções, de uma nova cidade, de um novo mundo baseado em um programa de melhoria social. Esta é a rede da modernidade" ...

O isolamento espacial da maioria dos edifícios projetados por Oscar Niemeyer é um contexto valioso nas obras de Kellner. Os edifícios geralmente são emoldurados apenas pelo céu e a técnica inovadora dá a impressão de que os edifícios estão dançando ou caindo aos pedaços. Suas obras são feitas à mão: vem do design do artista, depois a câmera escaneia o edifício a partir de um ponto e isso é repetido em vários filmes de 36 poses para concluir a reconstrução da imagem fotografada, recriada, clique a clique. O resultado final mostra imagens combinadas que reconstróem o objeto fotografado, que parecem ter dinâmica e movimento.

(FONTE: site do autor)

Identificação
Título
Brasília
Subtítulo
50 anos de utopia moderna
Outro título
Brasilia : 50 years of modern utopia
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2010
Número de Páginas
148 p.
ISBN / ISSN
9788562376030
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Outros
Forma Física
Largura (cm)
30
Altura (cm)
22
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo da exposição "Brasília: 50 anos de utopia moderna", realizada em Brasília no Espaço Cultural Conteporâneo - ECCO.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
Localização do item
Acervo Consultado
A+
A-