Capa do livro

O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX

Este livro, escrito a quatro mãos com a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, teve sua origem em pesquisa realizada para a exposição “O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia”, montada em 1988 (...).

Este trabalho foi concebido com o propósito de comprovar o potencial das imagens como fontes históricas que, além de contribuírem para a reconstituição histórica, nos trazem elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano. Longe de os autores considerarem exaustivo o levantamento realizado e utilizado neste estudo, foi o mesmo suficiente para avaliar-se em que medida essa iconografia traz elementos para a reflexão acerca da ‘leitura’ que os intérpretes europeus fizeram da escravidão no Brasil. Muitas das imagens se mostram em perfeita consonância com relatos de viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil durante o século XIX e abordaram a questão do negro e da escravidão.

A edição do conjunto de imagens que compõe a obra resultou da observação crítica da produção desses artistas. Como proposta metodológica procurou-se detectar e comparar suas visões de mundo quando diante de um mesmo tema. Reunindo os assuntos em tópicos gerais e sub-temas dispostos em seções seqüenciais, buscou-se reconstituir a trajetória do negro enquanto modelo de representação.

O “olhar europeu” é transmitido segundo diferentes técnicas pictóricas, além das fotográficas em uso a partir dos meados do século XIX. Seja através do desenho, seja da pintura ou da fotografia, o destino final dessas imagens era a publicação, e na maior parte dos casos eram impressas pela litografia. (...)

(FONTE: site do autor)

Identificação
Título
O olhar europeu
Subtítulo
o negro na iconografia brasileira do século XIX
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2002
Número da Edição
2. ed.
Número de Páginas
240 p.
ISBN / ISSN
9788531402593 / 853140259X
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Largura (cm)
22
Altura (cm)
26
Tiragem
1.500
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Cartão Super 6 250g/m2 Couché Fosco 150g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Publicação originada em pesquisa realizada para a exposição “O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia”, montada em 1988 para o Congresso Internacional da Escravidão promovido pelo CEDHAL – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da Universidade de São Paulo, por ocasião do centenário da Abolição.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
A+
A-