Sobre quase nada
fotografias José Roberto Bassul
Arquiteto e fotógrafo, José Roberto Bassul instituiu um ideário imagético próprio ao fotografar Brasília, em 2015, dando início à série Paisagem Concretista. Lançando-se numa linhagem construtiva com rigoroso controle da luz, Bassul redefine os espaços em sintonia com suas intenções. Geometriza volumes, desafia a perspectiva, valoriza vazios eliminando detalhes, explora os contrastes. (...)
Em trabalhos mais recentes, revê seu campo de atuação e inicia duas novas séries: Poéticas Mínimas e Quase Nada, que se entrecruzam neste livro. Insiste na proposição de formas renovadas de experiência com o espaço, que ampliam os parâmetros visuais da fotografia de arquitetura. Poeta concretista, Bassul constrói sua obra com estrofes visuais e vocábulos de luz. Busca - incessantemente - novas dimensões semânticas e ritmos sintáticos para as imagens que produz. (...)
Quase Nada radicaliza ainda mais a simplicidade das formas. Como um retorno ao projeto arquitetônico, atém-se aos traços elementares da construção. Ao reduzir prédios a linhas verticais e horizontais, traz nova plasticidade à arquitetura contemporânea despindo-a, por assim dizer, de qualquer afetação simbólica. As linhas básicas colocadas em evidência lidam com o imponderável, tornando impalpáveis o cimento, o aço, o vidro. – MÁRCIA MELLO
(FONTE: a publicação)
Textos em português e inglês.