O olho suspenso do novecento : plasticidade e discursividade visual no fotojornalismo moderno
textos Benjamim Picado
Poucos pesquisadores brasileiros têm se dedicado tanto a investigar a expressividade fotográfica, no campo da Comunicação, quanto Benjamim Picado. E menos ainda com o empenho e rigor teórico e metodológico que esta obra apresenta. A começar pela decisão, fundamentalmente estratégica, de privilegiar a análise da produção fotojornalística e das formas por meio das quais estas imagens afetam seus consumidores. No âmbito desse ensaio tais fotografias são, para seus "leitores", não apenas "documentos", registros, indicações, mas também, "acontecimentos" — isto é, experiências que os comovem e, a partir das quais seu sentido é elaborado e propagado.
A esta premissa, o autor acrescenta um segundo movimento, igualmente decisivo: postular para o fotojornalismo uma discursividade própria, um discurso visual — construído sobretudo a partir de valores — evitando assim a usual subordinação da imagem ao texto escrito. Não surpreende, portanto, que a reflexão de Picado, ainda que profundamente enraizada nos temas e problemas afeitos ao campo da Comunicação, vá eleger também a História como interlocutora, inquirindo os pressupostos metodológicos desta disciplina no trato com as fotografias, em particular o status do "documento fotográfico" no repertório de fontes do historiador. Afinal, parece ser inerente à prática do fotojornalismo a ambição — inconfessável, às vezes — de por-se a serviço não apenas da informação imediata, mas também de uma história que julgará a posteriori relevância de suas imagens. – MAURICIO LISSOVSKY
(FONTE: a publicação)
Terceiro volume da coleção Estudo & intervenção do programa Pensamento Brasileiro, mantido pela Azougue Editorial.