Achados de Assis : a fotografia em Dom Casmurro

O trabalho que hora apresento a vocês, Achados de Assis, desempenhou um “achamento” na narrativa e no enredo de Dom Casmurro. (...) Afirmo que, ao longo do romance de Machado de Assis, encontramos questões relativas à representação por semelhança e por contiguidade e, ainda, amarrada a estas, a das imagens pré-tecnológicas (pintura, gravura etc) em suas relações com a primeira imagem tecnológica, a fotografia.

Vejo Machado como um antecipador de questões de teoria da fotografia desenvolvidas no século XX por diversos autores. Resolvi me ater, em larga medida, àqueles que a grande teórica do fotográfico, Rosalind Kraus, considera como sendo os dois clássicos do pensamento relativo à fotografia, Walter Benjamin e Roland Barthes; não sem evocar a própria Rosalind Kraus e Charles Sanders Peirce, em poucas ocasiões, já que o conceito de índice de Peirce guia as reflexões de Krauss. 

(FONTE: site do projeto)

Identificação
Título
Achados de Assis
Subtítulo
a fotografia em Dom Casmurro
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2016
Número da Edição
2. ed.
Número de Páginas
96 p.
ISBN / ISSN
9788586750069
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Largura (cm)
21
Altura (cm)
21
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

– Projeto de pesquisa contemplado pelo XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal

– Outras edições:
1.ed.: 2010
2.ed.: 2016 - revisada e ampliada

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
A+
A-