Experiências de artistas : aproximações entre a fotografia e o livro

O texto aqui presente é resultado de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre de 2013 em três países – Brasil, México e Argentina –, sobre as relações da fotografia com o livro de artista. O nome do projeto enviado à Funarte era Livro de Fotografia como Livro de Artista e foi contemplado pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia de 2012. 

O nome do projeto tinha a intenção de motivar a pesquisa sobre a relação da fotografia com o livro. Contudo, depois das viagens e dos encontros que me foram proporcionados, percebi que a pesquisa extrapolava a primeira ideia e as relações entre o livro de artista e a fotografia vão muito além de livros feitos com fotografia; elas perpassam pelo gráfico, pelo intermídia. Também percebi a importância dos espaços de circulação desses trabalhos. Há muito mais o que questionar que responder ao se falar de livros. 

Desta forma, ao nome foram agregadas a experiência e as aproximações entre a fotografia e o livro por meio do trabalho de artistas e textos teóricos. As ferramentas utilizadas foram levantamento bibliográfico e entrevistas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2013 nos três países citados. Foram 22 entrevistas com artistas, pesquisadores e gestores culturais.

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Experiências de artistas
Subtítulo
aproximações entre a fotografia e o livro
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2013
Número de Páginas
152 p.
ISBN / ISSN
9788564630086
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Forma Física
Largura (cm)
18
Altura (cm)
25
Tiragem
1.000
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Cadernos costurados com espinha aparente
Conteúdos
Notas gerais

Projeto contemplado pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012.

Notas de idioma

Edição bilíngue português-espanhol, com tradução adicional ao inglês.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-