Capa do livro

terra terreno território

fotografias Dani Sandrini

O ensaio [...] propõe uma reflexão sobre como é ser indígena numa metrópole em pleno século XXI. As imagens documentais foram captadas digitalmente na cidade de São Paulo, que abriga 53 etnias espalhadas em diversos bairros – tanto em aldeias quanto em contexto urbano, sendo o quarto município do Brasil em números de população indígena [...] .

A partir da captação, todo um processo artesanal e quase ritualístico se dá na impressão das imagens, utilizando a luz solar e a própria folha de planta como suporte, dialogando com a ligação sempre próxima dos indígenas com a terra, com a mata e com os ciclos da natureza, além de sua ligação com os fazeres manuais, tão importantes nessas comunidades.

Como a natureza – onde tudo se transforma –, esse processo produz imagens impermanentes que sofrem interferências com a passagem do tempo. Do mesmo modo que a cultura indígena está em permanente transformação (e não congelada no tempo de 500 anos atrás), as imagens também se transformam. A folha, com o passar do tempo, produz fendas, seca, se contorce, criando elementos vivos que dialogam com a imagem impressa – podendo chegar até ao apagamento, dependendo das condições de luz. A referência se estende também ao apagamento histórico que a cultura indígena sofre ao longo dos anos.

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
terra terreno território
Titulo equivalente
earth land territory
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2021
Número de páginas
39 p.
ISBN / ISSN
9786599513121
Idioma
Publicação Seriada
Série
Ficha Técnica
Autoria (fotografia)
Autoria (outros textos)
Projeto gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
15
Altura (cm)
19
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de idioma

Edição bilíngue em português e inglês.

Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
Referências Externas
URL
A+
A-