O quadrilátero

fotografias André Vilaron

No fotolivro O quadrilátero, André Vilaron aponta um olhar de revisão para a noção de construto da história e da ideia de origem. Para tanto, realiza questionamentos sobre a concepção das imagens, tanto como documento quanto como ficção. Por esse olhar crítico e ao mesmo tempo imaginativo, acentua a narrativa especular celebrativa da história de existência do Distrito Federal. Parece, portanto, perguntar quais são os elementos capazes de rastrear modos de contar e como a imagem se configura como elemento de atualização do caráter de representatividade, tanto do passado quanto do presente.

Por isso, para Vilaron, a origem de tudo é o próprio Cerrado. Municiado de pesquisa de referenciais históricos, informações e dados, lapida as imagens com precisão investigativa, para fazer pensar a trajetória histórica escrita e documentada da ideia de formação da cidade, assim como de seus símbolos e monumentos. Dessa maneira, procura fazer refletir também sobre a ideia que temos da noção de patrimônio, ao levantar e expor imagens-síntese em alusão às versões e referenciais à história de fundação do Distrito Federal. – CINARA BARBOSA

(FONTE: a publicação)

  

Identificação
Título
O quadrilátero
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2024
Número de páginas
[132] p.
ISBN / ISSN
9786500883817
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (fotografia)
Autoria (outros textos)
Projeto gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
22,5
Altura (cm)
30,5
Tiragem
800
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de conteúdo

Contém fotografias pertencentes ao Arquivo Público do Distrito Federal, Fundação Biblioteca Nacional, Museu das Bandeiras (Muban), álbuns de família e da coleção do autor.

Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
Referências Externas
URL
A+
A-