Cosmopolíticas

organização João Castilho e Pedro David

[Catálogo da exposição que apresentou] obras de artistas brasileiros que trabalham na fotografia questões em torno da política da natureza em seus mais variados elementos, através dos corpos, das ausências e dos territórios. (...)

A composição dessa densa teia cósmica conta com obras de 12 artistas, incluindo uma dupla e um coletivo, de diferentes partes do país, com trajetórias e histórias particulares. Baseia-se em três linhas de investigação que se sobrepõem. A primeira, cosmopolíticas da terra, reúne obras que expõem os diferentes acordos de vizinhança, em que os artistas se engajam no caminho para a constituição de um território. Na segunda, cosmopolíticas dos fantasmas, as obras são povoadas pelas sombras dos que não têm, não podem ter ou não querem ter voz política, mas desafiam a razão por, ainda assim, insistirem em compor a paisagem. Já em cosmopolíticas dos corpos, as obras mostram como os artistas fazem passar pelo corpo os diversos embates entre os entes humanos, os não humanos e os seus ambientes. (...)

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Cosmopolíticas
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2022
Número de páginas
112 p.
ISBN / ISSN
9786588350034
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (fotografia)
Autoria (outros textos)
Organização
Projeto gráfico
Impressão
Outros
Forma Física
Largura (cm)
17
Altura (cm)
24
Tiragem
500
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Catálogo da exposição intinerante, realizada no Centro Cultural Yves Alves (Tiradentes, MG, de 16 a 20 de março de 2022), CâmeraSete (em Belo Horizonte, MG, de 1º de junho a 17 de setembro de 2022), e na Pinacoteca do Ceará, como parte da programação do Fotofestival SOLAR (em Fortaleza, CE, de 7 de dezembro a 5 de fevereiro de 2023).

Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
Referências Externas
URL
A+
A-