Índios Botocudos do Espírito Santo no século XIX
texto Paul Ehrenreich ; organização Julio Bentivoglio
Este livro apresenta um dos primeiros e mais completos relatos sobre os índios Botocudos que habitavam o norte do Espirito Santo. O estudo foi publicado originalmente em 1887 (...). Trata-se de um estudo dotado de rigor descritivo e analítico, que apresenta não somente alguns hábitos e costumes dos índios Botocudos. mas também nos brinda com ricas imagens de sua vida cotidiana, além dos registros fotográficos realizados por Walter Garbe, em 1909, que aqui foram incluídas como anexo.
A narrativa de Ehrenreich se situa entre o relato de viagem e o artigo de divulgação cientifica. Ele traz as marcas de uma literatura tradicional e conhecida que tinha ávidos leitores na Europa, curiosos da natureza e dos povos que habitavam outros continentes, em especial aqueles que eram vistos como exóticos ou primitivos. Nesse sentido a curiosidade européia sobre os Botocudos era enorme, afinal, para muitos eram considerados um dos grupos humanos que ainda permaneciam em seus estágios mais primitivos. – JULIO BENTIVOGLIO
(FONTE: a publicação)
Publicado originalmente em 1887 em alemão, com o título Ueber die Botocudos der brasilianischen Provizen Espiritu Santo und Minas Geraes. 1887.
Contém textos de apresentação de Renato Casagrande e Mauróicio José da Silva.