Fotografia como fonte de pesquisa : da história da educação à história de trabalho-educação
organização Maria Ciavatta
As fotografias evidenciam a aparência dos objetos, pessoas e fenômenos, sua representação. Mas estão ocultos os múltiplos processos sociais, as mediações que constituem o objeto representado na sua totalidade. O exercício de compreensão da fotografia como fonte de pesquisa, além dos dados básicos de identificação, contexto e aná- lise dos aspectos formais, supõe conhecer os processos sociais que constituem a história real e seus relatos.
Um outro aspecto da recriação dessa memória temporal (tempo como movimento no espaço), é a visão e a emoção de seus receptores. É nossa, também, com nossas experiências e expectativas, autores das análises do uso das fotografias como fontes de pesquisa, nas teses e dissertações do catálogo da Capes, que são objeto de estudo deste livro. Metodologicamente, não se trata apenas de descrevê-las, nem mesmo de fazer boas resenhas, mas de refletir e discutir sobre o uso das imagens fotográficas na historicidade revelada nos objetos empírico-documentais específicos, os diferentes temas e abordagens sobre a produção do conhecimento histórico: o movimento sindical, o trabalho ambulante, os espaços educativos e correcionais, o Mobral Cultural, as escolas profissionais , as expedições científicas, a fotografia e os fotógrafos, a história da educação e a história de trabalho-educação.
(FONTE: a publicação)
Contém artigos de: Maria Ciavatta, Sânia Nayara Ferreira, Maria Augusta Martiarena, Clarice Schüssler, Marcelo Lima, Lisia Cariello, Francisco das Chagas Silva Souza, Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Ana Paula Marinho de Lima, Renata Reis, Olívia Morais de Medeiros Neta, Isis de Freitas Campos, Francisca Leidiana de Souza, Rosângela Aquino da Rosa, José Lúcio Nascimento Júnior.