Museu Aberto do Descobrimento : o Brasil renasce onde nasce
coordenação editorial Roberto Costa Pinho
Em 1994, quando foi lançado O Brasil renasce onde nasce, o Museu Aberto do Descobrimento (Made), não passava de um sonho na cabeça de Roberto Pinho, da Fundação Quadrilátero do Descobrimento. O livro era parte da estratégia de convencimento criada em torno da construção do Made e procurava ressaltar a importância da obra para a preservação do chamado quadrilátero do descobrimento, região em que aportaram as caravelas de Cabral há 501 anos. A idéia era que aquele espaço se tornasse um gigantesco museu aberto, que incluiria até mesmo um parque temático.
Passados cinco anos da publicação do livro, o sonho de Roberto Pinho não se realizou. A Fundação Quadrilátero do Descobrimento não existe mais e o projeto faraônico descrito no livro deu lugar a outras iniciativas, mais modestas e aparentemente mais sustentáveis. - RAFAEL EVANGELISTA
(FONTE: site comciencia)
Contém textos de Roberto Costa Pinho, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Arnaldo Jabor, Antonio Risério, Roberto Costa Pinho, José Luis Conceição Silva e Caetano Veloso.