Doorway to Brasilia
concepção Aloísio Magalhães e Eugene Feldman
"Doorway to Brasilia” é um livro experimental planejado e impresso na “Falcon Press” em Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos da América usando o sistema de litografia foto-offset, como forma de arte.
Da mesma maneira que “Doorway to Portuguese”, publicado em 1957, este livro é o resultado da colaboração e esforço do artista brasileiro Aloisio Magalhães e do artista e impressor americano, Eugene Feldman.
O processo de impressão escolhido, obrigou o emprego contínuo de tonalidades negativas, abandonando-se o clássico sistema quadriculado ou de meio-tons. Estas páginas representam um teste de exposição controlada de placas de offset em alumínio e da capacidade das mesmas, de fixarem outras tonalidades além do preto. Diversas experiências foram realizadas, usando-se placas feitas do mesmo negativo, cada uma com um progressivo aumento de exposição. As placas de tonalidades mais fortes, foram impressas em cores claras; as de tonalidades médias em cinzento e as de tonalidades claras, em preto.
É opinião dos seus planejadores, que este processo só tem limites nas fronteiras da imaginação e talento criadores dos artistas que o escolheram e o desenvolveram.
Brasília, a nova capital do Brasil, foi escolhida como motivo deste livro, pelo que sugere à imaginação — uma cidade pioneira, com formas expressivas e uma vitalidade que é, ao mesmo tempo, atual e eterna.
(FONTE: a publicação)
Edição trilíngue português-inglês-francês.