Domingos da criação : uma coleção poética do experimental em arte e educação
coordenação Jessica Gogan
Arte, educação, festa ou manifestação, tudo isso e nada disso. Situando-se em meio às mudanças radicais na arte e cultura dos anos 60 e 70, no auge da ditadura militar, os Domingos da Criação, organizados pelo crítico e curador Frederico Morais, em 1971, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), como coordenador dos cursos, eram exercícios experimentais de todos os sentidos; acontecimentos muito vivos e ligados ao espírito experimental da época. (...)
Com 304 páginas a publicação é concebida como um livro-arquivo composto por diversas camadas: mais de 100 fotos dos Domingos, seleções de artigos de Frederico e outros jornais da época, entrevistas com artistas e colaboradores nos eventos, nos cursos no MAM e na experimentação do momento, além de ensaios e outros materiais encontrados na pesquisa (Amir Haddad, Angel Vianna, Anna Bella Geiger, Antonio Manuel, Carlos Vergara, Cildo Meireles e Luiz Alphonsus). A fim de nos reconectar com esse passado-futuro, Uma coleção poética busca gerar uma plataforma de memória e reflexão sobre os Domingos e seus sentidos ampliados de arte e educação no contemporâneo.
(FONTE: site da editora)
Contém textos de Frederico Coelho, Frederico Morais e Jessica Gogan, além de entrevisas com Amir Haddad, Angel Vianna, Anna Bella Geiger, Antonio Manuel, Carlos Vergara, Cildo Meireles e Luiz Alphonsus.
Contém fotografias do arquivo pessoal de Frederico Morais e das agências O Globo, Jornal do Brasil, MAM RJ e outros acervos privados.