Brazil Pittoresco : Album de vistas, panoramas, paisagens, costumes, etc., com os retratos de Sua Majestade Imperador Don Pedro II et da familia Imperial ...

Charles Ribeyrolles e Victor Frond

Coube ao fotógrafo republicano francês Victor Frond (1821-1881) a autoria do primeiro livro de fotografias realizado na América Latina. Apesar do nome, O Brésil Pittoresque (Brazil Pittoresco), financiado pela monarquia, foi feito para passar uma imagem moderna do Brasil Império, a ser divulgada na Exposição Universal de Londres, em 1862. (...)

Em 1857, Victor Frond abriu seu estúdio de fotografia no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, lançou-se em um projeto ousado, o de documentar todo o Brasil com suas fotografias. Para realizar o projeto, obteve apoio financeiro de dom Pedro II e de outros membros da sociedade imperial. Em julho de 1858, mandou vir da Inglaterra seu amigo Charles Ribeyrolles para escrever o texto do álbum. O jornalista não teve sorte e morreu de febre amarela, em Niterói, menos de dois anos depois de chegar ao Brasil. 

Mesmo assim, o Brésil Pittoresque, publicado em 1861, foi muito importante na época, com suas 75 litografias, baseadas em fotografias, e não mais em desenhos, como era costume até então. As fotografias foram tiradas por Frond entre 1858 e 1860 e enviadas a Paris para que as litografias fossem feitas na Maison Lemercier. A nova técnica de impressão produziu imagens que enchiam os olhos com seus detalhes (...)

(FONTE: Brasiliana Iconográfica)

Identificação
Título
Brazil Pittoresco
Subtítulo
Album de vistas, panoramas, paisagens, costumes, etc., com os retratos de Sua Majestade Imperador Don Pedro II et da familia Imperial ...
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
1861
Número de Páginas
1 vol. não paginado
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Outros
Conteúdos
Notas gerais

Publicação composta por um portafólio de 75 litografias baseadas em fotografias produzidas por Voctor Frond, em tamanhos 23 x 32 cm a 43 x 55 cm, impressas em papel 72 x 57 cm. O álbum acompanha três tomos com textos de Ribeyrolles.

Há uma outra versão deste título presente no acervo digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, contendo imagens colorizadas.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-