O retrato brasileiro : fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840 - 1920
textos Gilberto Freyre, Fernando Ponce de Leon e Pedro Vasquez
O ano era 1982. Novembro. O Núcleo de Fotografia da Funarte constatava a importância de realizar um trabalho de fôlego sobre a Coleção Francisco Rodrigues. Doze mil peças, entre estojos com daguerreotipos, ambrótipos e ferrótipos, álbuns de retratos e fotografias sobre papel. Um conjunto extraordinário, cobrindo desde 1840 até as primeiras décadas deste século. Sem dúvida, um dos maiores e mais significativos acervos fotográficos de todo o Brasil.
Nele, está representada a nossa sociedade patriarcal-escravocrata do século XIX, como em uma imensa e elucidativa crônica visual, seja em seus segmentos de elite ou populares. É certo que a grande maioria dos retratados pertencem à classe dominante e, eventualmente, a seus servidores diretos, como as amas-de-leite e os negros alforriados. Mas com a crescente popularização dessa técnica, evoluindo da daguerreotipia aos meios bem mais baratos de fixação da imagem sobre papel — e esta exposição e livro são também a história dessa popularização em nosso país —, ela passa a atingir um universo social cada vez maior. Por isso, aparecem na coleção pequenos comerciantes e profissionais liberais, lado a lado com figuras de grande projeção do Império e da República Velha (...). – EVANDRO OURIQUES e NADJA PEREGRINO
(FONTE: a publicação)